quinta-feira, 31 de maio de 2012

Ainda há espaço para mais cortes na Selic


A FecomercioSP considera acertada a decisão do Banco Central de reduzir a Taxa Selic em 0,5 ponto porcentual (p.p.), trazendo-a para 8,5% ao ano (a.a.). O patamar é o mais baixo da série histórica desde que a Selic começou a ser utilizada como instrumento monetário para o controle da inflação, em 5 de março de 1999.
Para a FecomercioSP, o novo corte vai ao encontro dos esforços que o governo tem empenhado em reduzir os juros ao consumidor e, desta maneira, possibilitar um crescimento interno sustentado pelo ciclo virtuoso de consumo das famílias, geração de empregos e expansão da massa de rendimentos. Além disso, a redução da taxa de juros dificulta o contágio da economia interna pela crise na zona do Euro.
A FecomercioSP acredita, contudo, que ainda há espaço para o BC realizar novos cortes na Selic ao longo do ano. O fato de os juros estarem caindo desde outubro do ano passo sem que se registrem pressões inflacionárias por excesso de demanda é evidência contumaz. A entidade reforça que novos cortes na Selic são fundamentais para reduzir os gastos com a dívida pública e liberar recursos para investimento em áreas fundamentais para o contínuo desenvolvimento do País, como infraestrutura, segurança e educação.(Fecomércio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário