quinta-feira, 24 de setembro de 2015

ORIENTAÇÃO SINCOMÉRCIO


DICAS PARA VENDER MAIS E MELHOR

Vender é uma das atividades mais importantes para as empresas. Mesmo que o empreendedor não seja um vendedor nato, é possível se dar bem nesta área. O primeiro passo é formar uma boa equipe de vendas, que responde ao dono da pequena empresa.
Em seguida, invista em treinamento de vendas e do portfólio de produtos do seu negócio. O empreendedor precisa mostrar que conhece e confia no que vende e passar isso para os outros.
Quando os vendedores conhecem bem o estoque e os tipos de produtos oferecidos, fica mais fácil atender com sucesso a expectativa dos clientes.

Veja a seguir cinco dicas preciosas para vender mais e melhor.

1. Crie um vínculo
Para vender mais e melhor, é preciso gostar de lidar com o cliente e entender as necessidades dele. A venda deve ser uma parceria com o cliente. Não precisa nem falar da importância do bom atendimento, aquele que é educado, cordial e bem feito. Precisa criar um vínculo com o cliente e isso parte da comunicação certa.
Entenda o cliente e como ele se comunica para criar este vínculo. Isso cria identificação e credibilidade. A ideia não é copiar a forma como o cliente fala, mas acompanhar seu ritmo. Se a pessoa chega falando baixo, por exemplo, o vendedor muito expansivo pode fazê-la se sentir desconfortável.

2. Não minta
Este também já é um mandamento das vendas. Mentir para o cliente pode ser fatal não só para aquela venda, mas para o negócio. O vendedor ideal não é aquele que falsamente elogia o cliente na porta do provador de roupas, dizendo que a peça ficou excelente quando ela mal serviu. Tem gente que acha que mentir ajuda a vender mais. Isso é um erro.

3. Personalize o atendimento
Quem trabalha com um fluxo grande de clientes tem mais dificuldade em personalizar o atendimento. O mínimo é tentar lembrar o nome do cliente. Se ele vai ao seu estabelecimento todos os dias é possível fazer um esforço para se lembrar do pedido ou do nome dele.

4. O cliente tem razão – sempre
Um dos pilares do atendimento eficiente é acompanhar o ritmo do cliente e evitar discordar dele. É possível não concordar sem bater de frente. Quando o cliente entra na loja dizendo que não gosta de uma marca específica, por exemplo, o vendedor não precisa concordar. Basta dizer que outras pessoas também não gostam, mas que existem outras opções que podem agradá-lo.

5. Fidelize o consumidor

Vender melhor inclui fidelizar o consumidor e convencê-lo a voltar. Uma das formas de fazer isso é ter o estoque pronto para atender a demanda. O cliente volta quando encontra o que procurava. O próximo passo para conquistar o seu público é investir em um atendimento impecável. Peça ao gerente para abordar os clientes e pedir opinião e sugestão sobre o vendedor e sobre sua experiência de compra. Tão importante quanto a própria venda é o acompanhamento no pós-venda. Telefone ou mande um e-mail para saber se o produto atendeu as expectativas.

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