quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O mundo não acabou! Prepare sua empresa para 2013


Já que o fim do mundo não veio é necessário pensar no futuro. Um bom planejamento pode ser decisivo para o empresário aproveitar uma grande oportunidade de negócio. 


Pode-se dizer que o planejamento deve responder a três questões principais:
  • Onde estamos?
  • Para onde queremos ir?
  • Como chegar lá? 
É necessário também seguir uma linha de orientação do trabalho, representada pelas etapas a seguir:



Análisar o ambiente interno
- Constatar pontos fortes que podem ser capitalizados pela empresa, e identificar limitações a serem corrigidas.
- Foco em aspectos técnicos, financeiros, de infraestrutura física, de recursos humanos, entre outros.

Análisar o ambiente externo- Reconhecer e considerar a influência de fatores econômicos, sociais, políticos, de mercado e outros no desenvolvimento da empresa. 
- Identificar a forma e grau com que o ambiente externo poderá afetar a empresa na conquista de seus objetivos, com a compreensão de ameças e oportunidades


Definir objetivos
- Examinar seus dados históricos e projetar metas futuras. Esse momento é a resposta ao questionamento para onde queremos ir. Os objetivos devem ser quantificáveis ou, no mínimo, constatáveis e precisam estar relacionados com o tempo proposto. De maneira geral, eles se relacionam com aspectos ligados a faturamento, rentabilidade, quantidade de filiais, posicionamento no mercado, etc.

Traçar estratégias
- Para cada estratégia estabelecida relacionar, no mínimo, um objetivo ao qual ela servirá. Estratégias podem ser definidas como sendo as formas através das quais os objetivos serão atingidos. 


Para garantir a execução das ações planejadas, elaborare um programa de indicadores de responsabilidade, explicitando data limite e eventuais custos necessários à execução de cada uma das ações propostas.

É também importante revisar permanente os cenários, como forma de evitar qualquer descompasso entre objetivos e estratégias propostos no plano, relativamente aos indicadores oferecidos pelo ambiente.

"...não importa onde já chegou, mas para onde está indo…
mas, se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve."
Willian Shakespeare

Nenhum comentário:

Postar um comentário