Quem compra pela Internet no Brasil?
Quase ¼ da população brasileira
(cerca de 48 milhões de consumidores) comprou no comércio eletrônico pelo menos
uma vez em 2016 – alta de 22% ante 2015. Quem são essas pessoas? Uma mulher, na
casa dos 40 anos, moradora da região Sudeste, com renda familiar de pouco mais
de R$ 5 mil, representaria o perfil típico do e-consumidor brasileiro.
De acordo com a 35ª edição do
Webshoppers, estudo sobre o comércio eletrônico brasileiro realizado desde 2001
pela empresa Ebit, a idade média de quem compra pela Internet no Brasil
permanece 43 anos. A distribuição por faixa etária é a seguinte: 8% dos
e-consumidores brasileiros têm até 24 anos; 23%, de 25 a 34 anos; 35%, de 35 a
49; e 34% têm 50 anos ou mais. Houve pequenas variações nesse quesito na
comparação com 2015, quando esses porcentuais foram, respectivamente, de 8%,
21%, 39% e 33%.
O estudo constata ainda que a
participação feminina aumentou no e-commerce. Foram 1.572.584 mais mulheres
comprando pela Internet do que homens. O número de e-consumidoras representou
51,6% do total em 2016 ante 48,6% em 2015; a participação dos homens caiu de
51,4% em 2015 para 48,4% em 2016. A renda familiar média dos e-consumidores
registrou alta de 8% em 2016, potencializada pelo enfraquecimento da classe C
nas compras on-line, e somou R$ 5.142 ante R$ 4.761 de 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário