As
redes sociais têm se tornado grandes
aliadas dos consumidores que não conseguem obter sucesso em suas reclamações
sobre um determinado serviço, produto ou até mesmo uma empresa.
De acordo com o diretor de Vendas da NeoAssist, Albert Deweik, nas
redes sociais, a informação é pública, por isso, as empresas se empenham em
responder rapidamente e, segundo ele, foi isso o que as tornou tão
atrativas.
Segundo Deweik, as mídias sociais trouxeram um novo jeito de atender
aos consumidores. “Além das redes sociais acabarem com a resposta padrão, muito
utilizada quando os consumidores reclamavam pelos meios tradicionais, elas se
tornaram ferramentas de pesquisa dos consumidores. Por isso, a empresa acaba
tendo que se explicar melhor”, explica.
As redes sociais estão mudando o comportamento do consumidor. O
diretor explica que muitos consumidores pulam etapas e preferem reclamar
diretamente nas mídias, sem antes passar pelo atendimento ao cliente da empresa
reclamada. “Esse comportamento faz com que as empresas fiquem mais atentas a
esses canais, sendo impossível ignorá-los”, comenta.
Antes e depoisQuando começaram a ganhar cada vez mais
adeptos, as redes sociais eram vistas pelas empresas como canais para vendas.
“Muitas se preocupavam com o marketing, até notarem que se tratava de uma
ferramenta forte para a reclamação”, afirma.
De acordo com Deweik, o poder em comunidade é grande, tanto que nas redes
sociais existem comunidades exclusivas para reclamar de uma determinada empresa.
“O descaso das empresas que levou o consumidor a agir desse jeito. E agora, elas
têm que se reestruturarem para resolver melhor os problemas com os
consumidores”, explica.
No futuro, o diretor acredita que boa parte do atendimento ao consumidor
migre para as redes sociais, evitando mais prejuízos. Segundo ele, a procura por
ferramentas que ajudem as empresas a organizarem o atendimento aos consumidores
tem crescido acima das expectativas.
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