quarta-feira, 14 de março de 2012

Comércio eletrônico cresce 26%, mas fica abaixo do esperado

O comércio eletrônico faturou R$ 18,7 bilhões em 2011, segundo o relatório WebShoppers, apresentado nesta terça-feira. Apesar de o faturamento ter sido 26% superior ao registrado em em 2010, ficou abaixo da alta de 30% estimada no relatório do ano passado.
A pesquisa foi formulada pelo e-bit, com apoio da camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico) e da Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).
"A crise europeia assustou o consumidor", explicou Pedro Guasti, diretor geral da e-bit. Para 2012, a expectativa é que o e-commerce fature R$ 23,4 bilhões, alta de 25%.
O valor médio gasto por compra em lojas virtuais foi de R$ 350, menor que o de 2010, de R$ 373. Naquele ano, o resultado foi impulsionado pela venda de eletrodomésticos, como TVs, por conta da Copa, de acordo com o e-bit.
Foram feitos 53,4 milhões de pedidos em 2011, crescimento de 34% no ano.
SETORES
As vendas de eletrodomésticos responderam por 15% do total, seguido pelos setores de informática (12%), eletroeletrônicos (8%) e saúde, beleza e medicamentos (7%).
Moda e acessórios, com 7%, ficou em quinto lugar, desbancando o setor de livros e revistas.
COMPRAS COLETIVAS
Com a adesão de quase 10 milhões de consumidores, as compras coletivas resultaram em 20,49 milhões de pedidos.
A receita do setor em 2011 foi de R$ 1,6 bilhão, acima da estimativa de R$ 1 bilhão.
Fonte: uol

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