Sincomércio e FecomercioSP são
favoráveis à manutenção da Black Friday no fim de novembro
O Sincomércio do Pontal do Paranapanema/Alta Paulista e a
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo
(FecomercioSP), por meio do Conselho de Comércio Eletrônico, são favoráveis à
manutenção da Black Friday para o fim de novembro, data já consolidada no
mercado nacional.
A sugestão para alterar a data da Black Friday a partir de
2018, que passaria de novembro para o mês de setembro ou outubro, está sendo
discutida pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). A
alteração tem como objetivo diminuir o impacto de vendas e a margem de lucro da
Black Friday sobre o Natal.
De acordo com a Ebit, no Brasil, o varejo online vendeu R$
1,9 bilhão na Black Friday de 2016, uma alta de 17% em relação ao evento do ano
anterior. Para o presidente do Conselho de Comércio Eletrônico da FecomercioSP
e CEO da Ebit, Pedro Guasti, o crescimento da Black Friday no mundo, com base
em uma mídia espontânea e nas estratégias comerciais das empresas americanas,
já está consolidada no mercado nacional. “A data é esperada com ansiedade pelos
consumidores brasileiros que têm acesso não somente às ofertas nacionais, mas
também ao que é ofertado mundialmente via comércio eletrônico.”
Para a Federação e o Sincomércio, os meses sugeridos de setembro
ou outubro preocupam os varejistas, pois coincidem com o calendário de
lançamento da indústria da moda e também a principal data dos varejistas de
brinquedos antes do Natal. As entidades ainda reforçam que a proposta de
alteração, caso venha prosperar, terá pouco efeito prático ou, quando muito, o
varejo brasileiro irá criar mais uma data promocional no mercado brasileiro sem
que a Black Friday sofra qualquer correção de rumo no varejo.
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