DICAS PARA VENDER MAIS E MELHOR
Vender
é uma das atividades mais importantes para as empresas. Mesmo que o
empreendedor não seja um vendedor nato, é possível se dar bem nesta área. O
primeiro passo é formar uma boa equipe de vendas, que responde ao dono da
pequena empresa.
Em
seguida, invista em treinamento de vendas e do portfólio de produtos do seu
negócio. O empreendedor precisa mostrar que conhece e confia no que vende e
passar isso para os outros.
Quando
os vendedores conhecem bem o estoque e os tipos de produtos oferecidos, fica
mais fácil atender com sucesso a expectativa dos clientes.
Veja
a seguir cinco dicas preciosas para vender mais e melhor.
1.
Crie um vínculo
Para
vender mais e melhor, é preciso gostar de lidar com o cliente e entender as
necessidades dele. A venda deve ser uma parceria com o cliente. Não precisa nem
falar da importância do bom atendimento, aquele que é educado, cordial e bem
feito. Precisa criar um vínculo com o cliente e isso parte da comunicação
certa.
Entenda
o cliente e como ele se comunica para criar este vínculo. Isso cria
identificação e credibilidade. A ideia não é copiar a forma como o cliente
fala, mas acompanhar seu ritmo. Se a pessoa chega falando baixo, por exemplo, o
vendedor muito expansivo pode fazê-la se sentir desconfortável.
2.
Não minta
Este
também já é um mandamento das vendas. Mentir para o cliente pode ser fatal não
só para aquela venda, mas para o negócio. O vendedor ideal não é aquele que
falsamente elogia o cliente na porta do provador de roupas, dizendo que a peça
ficou excelente quando ela mal serviu. Tem gente que acha que mentir ajuda a
vender mais. Isso é um erro.
3.
Personalize o atendimento
Quem
trabalha com um fluxo grande de clientes tem mais dificuldade em personalizar o
atendimento. O mínimo é tentar lembrar o nome do cliente. Se ele vai ao seu
estabelecimento todos os dias é possível fazer um esforço para se lembrar do
pedido ou do nome dele.
4. O
cliente tem razão – sempre
Um
dos pilares do atendimento eficiente é acompanhar o ritmo do cliente e evitar
discordar dele. É possível não concordar sem bater de frente. Quando o cliente
entra na loja dizendo que não gosta de uma marca específica, por exemplo, o
vendedor não precisa concordar. Basta dizer que outras pessoas também não
gostam, mas que existem outras opções que podem agradá-lo.
5.
Fidelize o consumidor
Vender
melhor inclui fidelizar o consumidor e convencê-lo a voltar. Uma das formas de
fazer isso é ter o estoque pronto para atender a demanda. O cliente volta
quando encontra o que procurava. O próximo passo para conquistar o seu público
é investir em um atendimento impecável. Peça ao gerente para abordar os
clientes e pedir opinião e sugestão sobre o vendedor e sobre sua experiência de
compra. Tão importante quanto a própria venda é o acompanhamento no pós-venda.
Telefone ou mande um e-mail para saber se o produto atendeu as expectativas.
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