ORIENTAÇÃO SINCOMÉRCIO
Dicas aos lojistas para comprar e
vender bem
Preço,
qualidade, quantidade e condições de pagamento são quesitos que devem ser
corretamente negociados. Comprar bem aumenta a rentabilidade da empresa.
Conseguir
um bom fornecimento de produtos e serviços é essencial para manter o negócio
competitivo e lucrativo, podendo, assim, oferecer as melhores condições de
vendas aos clientes.
É
bom lembrar que a atividade de compras na empresa não se resume somente à
aquisição de mercadorias, produtos ou serviços. Comprar significa também
planejar, pesquisar, elaborar e acompanhar pedidos, cobrar a entrega e receber
as mercadorias para a manutenção, funcionamento e expansão do empreendimento.
Em
algumas empresas, entretanto, não é dada a devida importância a essa atividade,
deixando-a em segundo plano. Como consequência, perdem vendas pela inexistência
da mercadoria ou de atrasos na sua entrega ou, então, compram em excesso,
comprometendo a situação financeira da empresa.
Todo
lojista que se preza é intrinsecamente um nato consumidor comercial e/ou
pessoal, ou seja, conhece todos os meandros das necessidades de uma negociação
que o deixam satisfeito e, principalmente, com vontade de continuar sendo
cliente do estabelecimento. Então não é errado dizer: que o melhor consultor
para o lojista é o próprio lojista.
Listamos
alguns fatores que fazem com que qualquer consumidor sinta-se bem atendido e
logo se torne um cliente contumaz.
Informações claras e objetivas
Todo
consumidor se sente mais seguro e respeitado quando consegue facilmente
encontrar o que procura, não sente que existam informações escondidas. É
importante que todas as informações pertinentes ao negócio estejam dispostas
para criar um ambiente confiável.
Canais de atendimentos rápidos e
diretos
Quando
mais canais de atendimentos, como, por exemplo, telefones, bate-papo online,
e-mails, trará ao consumidor tranquilidade na hora de sanar suas dúvidas antes
de executar a compra.
Preços competitivos
O
preço não é um fator único e diferencial na concretização da venda, porém se
estiver muito acima dos padrões de mercado fará com que o cliente, mesmo sendo
assíduo da loja, desista da compra, pois o fator preço tem grande peso na
decisão de compra.
Condições especiais
Oferecer
sempre condições mais do que especiais faz com que os consumidores possam se
aproveitar dessas situações para alcançar seus desejos de consumos e, ao mesmo
tempo, aumentar suas experiências de compra.
Sentimento de cliente importante
Durante
o processo de compra, o consumidor quer se sentir um cliente especial, porque
decidiu gastar o seu dinheiro na loja e espera que receba a melhor atenção
possível para que sua experiência de compra seja espetacular. Assim ele se
tornará um cliente fiel e também um propagandista da loja sem custo algum e com
o peso da sua divulgação muito mais convincente que qualquer propaganda paga.
Para acompanhar as
atividades do Sincomércio e requerer serviços, os empresários e interessados
podem entrar em contato pelo telefone 3271-3190 ou acessar o site do
Sincomércio (www.sincomercio.net).
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