COMO AUMENTAR AS VENDAS DURANTE A CRISE
Com
alta de juros e inflação e economia desaquecida, boa parte dos consumidores já
começou a mudar os hábitos de compra. Supérfluos saem da lista primeiro.
Depois, a tendência é aumentar o intervalo entre as compras e, claro, pensar
cada vez melhor antes de colocar a mão no bolso.
Para
as pequenas empresas, todo esforço em marketing e vendas pode fazer diferença
no resultado de 2015. "A primeira
coisa é vender confiança. As pessoas não estão comprando porque estão desconfiadas",
diz José Ricardo Noronha, especialista em vendas e professor do MBA da FIA.
Uma
estratégia que pode ter um custo menor, segundo Carlos Cruz, diretor do
Ibvendas, é usar o potencial do cliente que já existe no mailing da sua
empresa. "Uma saída é pegar o cliente que já compra. Ele fica mais
exigente e talvez esteja comparando seu produto com outros. É preciso
habilidade para manter relacionamento e gerar valor com seus
diferenciais", afirma.
Veja
abaixo as dicas de Cruz e Noronha para convencer o cliente em tempos de crise.
1.
Mostre valor
Se
sua empresa vende algo que não é essencial ao consumidor, é preciso mostrar
valor. "Convença o cliente sobre o retorno do investimento. O vendedor
precisa fazer enxergar o problema e ativar a necessidade. Isso demanda mais
habilidade, como ter capacidade investigativa e criar confiança", diz
Cruz.
Para
facilitar este processo, é o momento de estreitar ainda mais o relacionamento,
para o cliente não esquecer sua marca.
Manter contato com ele o tempo todo, com informações sobre produtos e
serviços. Cada atendimento tem que ser grande experiência. Hoje, as redes
sociais são instrumento poderoso de marketing, fidelização e ampliação dos
clientes", afirma Noronha.
2.
Tenha um atendimento diferenciado
Cliente
indeciso precisa de atenção e paciência. "O vendedor precisa ser
acolhedor, se conectar, fazer boas perguntas, agradecer o cliente por estar na
loja e colocar-se à disposição o tempo todo, mesmo no final da venda", diz
Noronha. Geralmente, segundo o especialista, as melhores experiências são nas
pequenas empresas, que conseguem tratar o cliente pelo nome e conhecem demandas
e preferências. "Em pequenos comércios toda interação é oportunidade de
aprender com o consumidor, vendo preferências, desejos e coisas que ele
valoriza."
3.
Venda mais para o mesmo
Uma
das melhores estratégias para aumentar o faturamento é vender mais para o mesmo
cliente. "Uma das coisas é agregar mais produtos e serviços. É um desafio
aumentar o ticket médio, mas é preciso aproveitar os clientes que já tem",
diz Cruz. Faça uma boa gestão do estoque para entender quais produtos podem ser
complementares e vendidos juntos.
4.
Treine a equipe
Uma
equipe bem preparada pode fazer a diferença em momentos de crise. "Os
vendedores têm que ser mais proativos e os gestores devem fazer reuniões com
mais frequência, acompanhando números e tendo plano de ação", diz Cruz.
Para
Noronha, a dica é incentivar a equipe a ter um atendimento personalizado.
"Ofereça ao cliente um atendimento personalizado e customizado, ouvindo e
entendendo suas demandas, e tentando fazer uma boa conexão entre seus produtos
e as necessidades do cliente", diz Noronha. (fonte: PEGN)
Nenhum comentário:
Postar um comentário