Cinco dicas para preparar seu comércio para o Natal
Pois
é, já estamos no final do ano. 2015 não foi um ano muito bom para a economia,
porém, mesmo com baixos investimentos e segmentos industriais preocupados com
as quedas nas vendas, o Natal é uma data que não pode passar despercebida no
calendário de nenhum comércio.
Ainda
que os números não sejam os mais animadores, todos nós vemos potencial nessa
época do ano, afinal, é a data comemorativa que mais movimenta a economia
nacional. Essa é uma oportunidade para liquidar os estoques, reduzir o prejuízo
acumulado no ano e entrar para o próximo semestre com perspectivas maiores de
lucro.
Listamos
5 dicas para que sua loja e aproveite melhor essa oportunidade. Estar preparado
para essa época do ano é fundamental para vender mais e fidelizar novos
clientes. Então vamos ao dever de casa:
1.
Cronograma
É
muito importante colocar tudo o que vai ser feito no papel. Organize as ações
em um cronograma com datas certas para realizar determinadas ações, assim você
terá um script para seguir e não ficará perdido em nenhum momento.
2.
Estoque
Pior
que não vender é deixar de vender por mau gerenciamento do estoque. Por isso,
mapeie seus produtos, faça uma análise detalhada do seu inventário, veja o que
é mais vendido e o que tem mais a ver com o Natal (não se esqueça de
quantificar tudo). Pense na quantidade de mercadoria necessária para atender a
demanda nesse período. Leve em consideração a capacidade e prazos que seus
fornecedores conseguem fazer caso precise solicitar reabastecimento. Controle
toda a entrada e saída de produtos para evitar prejuízos.
3.
Atendimento
Quando
a procura por seu produto aumenta, aumentam também as reclamações dos clientes.
Por isso, é bom ter uma equipe preparada para resolver esse tipo de situação o
mais rápido possível. Funcionários extras podem ser considerados, mas sempre de
acordo com a demanda.
4.
Promoção
Consumidores
adoram novidades, mas é preciso ter cuidado para não abalar o caixa de sua
empresa. Desconto, brinde, vale-presente, vale de tudo para fisgar os clientes
que sempre buscam economizar no momento das compras. Divulgue sua promoção no
maior número de canais possíveis, utilize todo o alcance das mídias sociais e
chame o público para visitar sua loja. Não se esqueça de dar aquele toque
natalino às peças promocionais.
5.
Liquidação
O
fim do ano é marcado por inúmeras liquidações que mobilizam o comércio. Black
Friday, Cyber Monday e assim por diante. Aproveite para embarcar nessas
oportunidades e vender o que sobrou no estoque.
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