A Receita Federal liberou nesta terça-feira (10/7) consulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2012. Preocupado com o lento ritmo de crescimento da economia brasileira, o governo irá liberar na próxima segunda-feira (16 de julho) o maior lote de restituição da história, no montante de R$ 2,6 bilhões.
A ação faz parte de uma série de medidas que o governo vem adotando para tentar reaquecer a economia, em trajetória cadente desde o início de 2010, conforme gráfico. No primeiro trimestre deste ano, o PIB cresceu apenas 0,8% ante igual período do ano anterior e as projeções para o ano continuam recuando. No Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central esta semana, o mercado derrubou para 2,01% a taxa de expansão (nona redução consecutiva).
A injeção deve ter algum efeito sobre a economia, possivelmente no consumo. O dinheiro extra também servirá para quitar dívidas e elevar a capacidade de endividamento.
Para o exercício de 2012, serão creditadas restituições para um total de 2.433.190 contribuintes acrescidos da taxa Selic de 2,38% (maio de 2012 a julho de 2012). Simultaneamente ao exercício de 2012 serão liberados os residuais do exercício 2011, 2010, 2009 e 2008 para um total de 2.465.087 contribuintes.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o Receitafone 146. A restituição ficará disponível no banco durante um ano e, caso o contribuinte não faça o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Declaração IRPF.
Abaixo, link do passo a passo como cadastrar no portal e-CAC.
http://www.receita.fazenda.gov.br/Publico/e-CAC/Passo-a-Passocodigodeacesso.pdf
Fonte: Fecomércio
Nenhum comentário:
Postar um comentário