A
reputação de uma empresa deve ser zelada diariamente. Clientes ou fornecedores
associam pequenas atitudes com a marca do seu negócio. Empreendedores estão
sujeitos a ter que lidar com vários problemas durante a rotina de trabalho, e
isso não deve ser encarado de maneira pessimista.
"O
importante, nesses casos, é sempre estar pronto para resolver os entraves o mais
rápido possível, além de mostrar atitude profissional”, explica Marcelo Cherto,
especialista em vendas.
Com a
ajuda de especialistas, a EXAME.com listou sete atitudes que devem ser evitadas
para que a imagem de seu negócio não seja prejudicada.
1)
Não prometa se não conseguir cumprir
Esse é
um dos erros mais comuns cometidos por empresas fornecedoras de serviços ou
produtos. Apenas prometa o que você for capaz de cumprir, pois caso não saia
como o esperado, a probabilidade do cliente associar a empresa com uma
experiência ruim é grande.
“Isso
faz com que a sua marca seja vista como não confiável, o que não é bom. Outro
cuidado é sempre ser pontual, não apenas nas reuniões agendadas, como também na
entrega dos produtos”, diz Cherto.
2)
Não trate os clientes de forma diferente
A
mesma regra deve valer para todos os clientes de sua empresa. “Uma vez fui à uma
padaria e o cliente que passou as compras na minha frente foi muito melhor
atendido do que eu, que comprei apenas um chiclete. Nunca mais voltei ao
estabelecimento porque não gostei da atitude do dono", conta Rafael D'Andrea,
professor de Marketing do Insper.
De acordo com a professora, o recomendável é evitar que um cliente receba uma resposta ou tratamento diferenciado, principalmente na presença de outro freguês.
3)
Assuma a responsabilidade dos erros
Não é
recomendável passar o problema para o cliente quando ele for procurar por sua
ajuda. “Mesmo que a culpa não seja sua, sempre tente resolver o impasse que o
freguês traz até a sua empresa. De nada adianta você jogar a culpa e a
responsabilidade em cima do cliente ou até mesmo da assistência técnica, por
exemplo. Saiba que resolver a dor de cabeça prontamente fará com que você ganhe
um seguidor fiel”, ressalta Cherto.
4)
Cuidado com a ousadia
Ter
boas ideias faz com que a sua marca viva momentos diferentes ao longo de sua
história. Mas sempre fique atento ao que vai propor ao público. Ousadia demais
pode ser interpretada de uma maneira ruim pelos clientes. “Preste atenção em
frases que podem parecer engraçadas, mas que soam de forma preconceituosa”,
recomenda D'Andrea.
5)
Tome cuidado com o SAC
Tenha
essa ferramenta apenas se você der importância a ela – e se puder atender a
todas as solicitações feitas por intermédio do SAC. “Muitas vezes o cliente faz
uma reclamação ou um pedido através do serviço de atendimento ao cliente e
jamais recebe um retorno. Isso passa a imagem de desleixo, o que não é bom para
a sua empresa”, indica Cherto.
6)
Preste atenção às redes sociais
As
redes sociais podem ajudar a construir a imagem da sua empresa, mas se não forem
administradas de forma correta, podem destruir uma marca. “Tudo que é postado é
público, e a dimensão que os comentários pode tomar é gigante. Por isso, sempre
monitore as redes sociais e responda as reclamações e dúvidas prontamente.
Assim, você fortalece a imagem de boa empresa e mostra consistência ao cliente”,
avalia Cherto.
Mas
não tome cuidado apenas com o seu perfil profissional. É recomendável que o
empreendedor se atente ao perfil pessoal nas redes sociais também. “É preciso
tomar cuidado, principalmente, com as fotos postadas. A imagem que você passa ao
cliente é essencial. Lembre-se de que parte do que conhecem sobre a sua empresa
é construído pelo trabalho da marca, e a outra parte vem da reputação que ela
tem no mercado”, ressalta D'Andrea.
7)
Fique atento ao Serasa
O
último cuidado que o empreendedor deve tomar para que a empresa sempre seja
vista de forma positiva, é estar atento ao Serasa. “Às vezes, o seu nome perde o
crédito e vai para protesto sem que você se dê conta. Basta se esquecer de pagar
qualquer conta pessoal que isso pode virar um transtorno. Como o seu nome está
associado ao da empresa, isso pode atrapalhar a imagem construída quando alguém
resolve fazer uma simples pesquisa sobre a marca”, recomenda D'Andrea.
(Blog do Comércio Varejista)
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