quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O mundo não acabou! Prepare sua empresa para 2013


Já que o fim do mundo não veio é necessário pensar no futuro. Um bom planejamento pode ser decisivo para o empresário aproveitar uma grande oportunidade de negócio. 


Pode-se dizer que o planejamento deve responder a três questões principais:
  • Onde estamos?
  • Para onde queremos ir?
  • Como chegar lá? 
É necessário também seguir uma linha de orientação do trabalho, representada pelas etapas a seguir:



Análisar o ambiente interno
- Constatar pontos fortes que podem ser capitalizados pela empresa, e identificar limitações a serem corrigidas.
- Foco em aspectos técnicos, financeiros, de infraestrutura física, de recursos humanos, entre outros.

Análisar o ambiente externo- Reconhecer e considerar a influência de fatores econômicos, sociais, políticos, de mercado e outros no desenvolvimento da empresa. 
- Identificar a forma e grau com que o ambiente externo poderá afetar a empresa na conquista de seus objetivos, com a compreensão de ameças e oportunidades


Definir objetivos
- Examinar seus dados históricos e projetar metas futuras. Esse momento é a resposta ao questionamento para onde queremos ir. Os objetivos devem ser quantificáveis ou, no mínimo, constatáveis e precisam estar relacionados com o tempo proposto. De maneira geral, eles se relacionam com aspectos ligados a faturamento, rentabilidade, quantidade de filiais, posicionamento no mercado, etc.

Traçar estratégias
- Para cada estratégia estabelecida relacionar, no mínimo, um objetivo ao qual ela servirá. Estratégias podem ser definidas como sendo as formas através das quais os objetivos serão atingidos. 


Para garantir a execução das ações planejadas, elaborare um programa de indicadores de responsabilidade, explicitando data limite e eventuais custos necessários à execução de cada uma das ações propostas.

É também importante revisar permanente os cenários, como forma de evitar qualquer descompasso entre objetivos e estratégias propostos no plano, relativamente aos indicadores oferecidos pelo ambiente.

"...não importa onde já chegou, mas para onde está indo…
mas, se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve."
Willian Shakespeare

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Sincomércio oferece gratuitamente serviço do Serasa




O Sincomércio do Pontal do Paranapanema e Alta Paulista oferece gratuitamente, a partir de segunda-feira (24), o serviço de inclusão de devedores no banco de dados do Serasa a todos os comerciantes representados com cadastro atualizado junto ao sindicato.

Atualmente, para incluir os maus pagadores no Serasa, o empresário tem o custo de, aproximadamente, R$ 200,00 de mensalidade à empresa. Com o convênio firmado pela instituição, o comerciante está isento do montante mencionado, arcando apenas com o valor de R$ 3,70 para a inclusão e notificação do inadimplente.

Guido Denippotti, presidente do Sincomércio, comemora a conquista e afirma que “o Sincomércio, com o convênio oferecido, presta importante papel na defesa dos direitos dos comerciantes. O empresário que utilizar este serviço terá grande possibilidade de receber dívidas consideradas perdidas, uma vez que poderá manter seus devedores sem acesso ao crédito por até cinco anos. Propiciar comodidade e agilidade que em ações que resultem em benefício diretos aos representados é a função do novo sindicalismo patronal”.

Para ter acesso ao convênio o comerciante deve entrar em contato com o Sincomércio pelo telefone: (18) 3271-3190 ou se dirigir à sede do sindicato na Avenida Princesa Isabel, 620, em Presidente Venceslau. 

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

SINCOMÉRCIO E PREFEITOS ELEITOS PLEITEIAM SENAC PARA A REGIÃO




Em reunião ocorrida na tarde desta terça-feira, 11, na Sede da FECOMÉRCIO SP (Federação do Comércio de Bens, serviços e Turismo do Estado de São Paulo), o Presidente do Sincomércio Sindicato Patronal do Comercio Varejista do Pontal do Paranapanema e Alta Paulista e diretor da Fecomércio SP, Guido Denippotti, e os prefeitos eleitos de Presidente Venceslau, Jorge Duran (acompanhado do vice-prefeito eleito, Osvaldo Melo e de Rodolfo Seddig), e Presidente Epitácio, Picucha, reiteraram a Abram Szajman, Presidente da Fecomércio SP, o pedido de instalação de uma Unidade do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial)  para atender ao Pontal do Paranapanema.

É a segunda reunião organizada pelo Sincomércio com o propósito de viabilizar uma unidade do Senac para a região do Pontal. Guido afirma que “a presença dos prefeitos eleitos foi muito importante, demonstrando total interesse e empenho no projeto, sobretudo que os compromissos assumidos serão mantidos. A presença dos prefeitos eleitos foi muito importante para demonstrar a unidade da região no processo, que beneficiara a população do pontal do Paranapanema. O Senac tem vários cursos voltados ao turismo que beneficiará a população de Epitácio além de vários cursos profissionalizantes que cidades, como Presidente Venceslau, necessitam”.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que investe seus recursos na qualificação e formação profissional nas áreas de comércio e serviços.

Abram Szajman afirmou que aguarda, no início do ano, a documentação  para que dê andamento aos trâmites. O Sincomércio encaminhará um estudo sobre o perfil populacional e comercial da região que se beneficiará. 

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Sincomércio assina acordo e define novo salário do comércio Varejista




O Sincomércio do Pontal do Paranapanema e Alta Paulista e o Sincomerciário assinaram a Convenção Coletiva de Trabalho 2012/2013 durante reunião realizada nesta sexta-feira. O piso salarial do comércio varejista foi reajustado em 8%, retroativo a 01/09/2012. O Sincomércio negociou para que a diferença salarial acumulada seja paga em até 4 parcelas.
Guido Denipotti, presidente do Sincomércio, considerou positivo o resultado. “Foi uma negociação cansativa, na qual os sindicatos trabalharam de forma a encontrar um equilíbrio que permitisse a valorização real do trabalhador e, ao mesmo tempo, não sufocasse o empresário.”, afirma.
As cidades representadas pelo Sincomércio são: Ribeirão dos Índios, Piquerobi, Presidente Venceslau, Presidente Epitácio, Marabá Paulista, Mirante do Paranapanema, Teodoro Sampaio, Euclides da Cunha Paulista e Rosana 

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

SINCOMÉRCIO DIVULGA AGENDA OFICIAL DE NATAL PARA O COMÉRCIO VAREJISTA




Estão definidos os horários de funcionamento do comércio para o período natalino para as cidades de abrangência do Sindicato Patronal. 
Portanto, para efeito de convocação laboral do Comércio Varejista em Geral (exceto Gêneros Alimentícios) no período NATALINO 2012, estão vigentes as datas negociadas na CCT 2011/2012, conforme abaixo:

06/12/12 das 08h às 22h                                       20/12/12 das 08h às 22h
            07/12/12 das 08h às 22h                                       21/12/12 das 08h às 22h
            08/12/12 das 09h às 18h                                       22/12/12 das 09h às 18h
            09/12/12 fechado                                                        23/12/12 fechado
            10/12/12 das 08h às 22h                                     24/12/12 das 08h às 18h              
            11/12/12 das 08h às 22h                                       25/12/12 fechado
            12/12/12 das 08h às 22h                                       26/12/12 das 13h às 18h
            13/12/12 das 08h às 22h                                      27/12/12 das 08h às 18h
            14/12/12 das 08h às 22h                                       28/12/12 das 08h às 18h   
            15/12/12 das 09h às 18h                                       29/12/12 das 09h às 18h
            16/12/12 fechado                                                        30/12/12 fechado
            17/12/12 das 08h às 22h                                       31/12/12 das 08h às 18h
            18/12/12 das 08h às 22h                                       01/01/13 fechado
            19/12/12 das 08h às 22h                                       02/01/13 das 13h às 18h

É importante atentar para o fato de que o Atestado para a convocação dos funcionários, nos horários descritos, deverão ser obtidos através do sistema digital no site www.sincomercio.net , assim como o Atestado do Banco de Horas.  

Os horários estão homologados pelos Sindicatos signatários (patronal e empregados), portanto, seu cumprimento preserva os empresários de qualquer reclamação formal referente ao tema. O Sincomércio informa que não há problema algum em se estabelecer um horário menor do que o divulgado (iniciando o trabalho após o horário firmado e findando antes do estabelecido). O que está vedado é iniciar o horário antes do estabelecido e/ou encerrar o funcionamento após os horários acima.

O Presidente do Sincomércio, Guido Denipotti, Afirma que “diante de algumas inverdades veiculadas na mídia, nos últimos dias, esclareço que o horário de abertura do comércio para a região do Pontal foi definido através de Assembleia realizada na sede do sindicato. Muitas empresas optam em não seguir horários definidos por entidades que não tenham a legitimidade e prerrogativa para tal negociação, o que não impede de existir, dentro de seus quadros de associados (e não o comércio no seu todo), empresas que definam horários alternativos, desde que não excedam o convencionado. O Sincomércio tem a obrigação de defender o empresariado e dar ao mesmo a liberdade de modificar seu horário de funcionamento de forma que atenda as necessidades pontuais do seu comércio e não seja, por isso, vítimas de passivos trabalhistas”. 

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

4 tipos de funcionários indispensáveis para a sua empresa


Uma das principais dificuldades que umempreendedor tem é de gerir as pessoas da sua pequena empresa. E, para que a sua equipe trabalhe de forma eficiente e produtiva, primeiramente é preciso que os perfis profissionais e comportamentais dos funcionários sejam compatíveis para que exista essa harmonia no ambiente de trabalho. 

Gilberto Guimarães, professor da Business School São Paulo, afirma que o recrutamento das pessoas certas é crucial para montar o seu time ideal. “O primeiro passo é definir qual o perfil ideal para o cargo que você está buscando”, diz.

As competências técnicas são as mais fáceis de serem avaliadas, com documentos e certificados, mas não devem ser os únicos aspectos considerados na hora da contratação. “A competência comportamental é mais difícil de medir, mas é possível traçar como a pessoa é com uma avaliação psicológica”, explica Osmar Bueno de Carvalho Junior, consultor de recursos humanos do Sebrae-SP. Com a ajuda dos especialistas, EXAME.com listou os principais tipos de funcionários para o time da sua empresa.

1) O comunicativo
A capacidade de interagir com pessoas é um traço comportamental essencial para profissionais da área de vendas, por exemplo. “Ele se abre, ouve e tem paciência. É aquela pessoa que gosta de se relacionar”, afirma Guimarães. 

A maneira como as vendas de um serviço ou produto são feitas interfere na percepção que os clientes têm da sua marca e da empresa. “Se vai trabalhar com o público, não pode ser uma pessoa mais séria porque não vai atrair os clientes”, explica Junior.

2) O executor
No caso de startups, por exemplo, colocar a mão na massa faz parte do caminho para se ter sucesso. De nada adianta ter ótima visão do mercado e uma ideia de produto ou serviço se não tem uma pessoa do time que se dedica a executar essas ideias.

No caso de pequenas empresas, Guimarães explica que em uma equipe é importante ter aquele profissional que gosta de fazer e é proativo. Esta é uma competência daqueles profissionais que sabem quais são as medidas e ações necessárias para solucionar cada problema.

3) O comprometido
O engajamento do profissional com a empresa é indispensável para que as metas sejam atingidas. Além disso, Junior ressalta que o comprometimento deve ser estendido para as pessoas com quem ele trabalha. “Tem que ter um espírito de trabalho em equipe, já que ninguém trabalha sozinho”, afirma.

Além da contratação de profissionais com esse espírito, faz parte do papel do empreendedor saber como levar o conhecimento sobre a missão, os valores e os objetivos da empresa aos funcionários. Dessa maneira, ele conseguirá ter um time mais unido e com a percepção do que precisa ser feito para alcançar os objetivos da empresa.

4) O criativo
Para que a sua empresa consiga implantar ações inovadoras, profissionais que são mais flexíveis e impulsivos tendem a ser mais criativos. “São aquelas pessoas que gostam do processo de criação”, conta Guimarães. Para ele, o líder não pode ser o único da empresa a ter essa competência.

Independente da área de atuação do seu negócio, a criatividade é necessária tanto para promover o seu produto quanto na maneira de se relacionar com o público-alvo.


Fonte: Exame

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

5 dicas para elogiar os funcionários e aumentar a produção





Não é novidade que elogios vindos do chefe incentivam os empregados. Mesmo assim, há gestores que não conseguem dominar a arte do tapinha nas costas. “Há uma luta de alguns patrões para não dar os créditos merecidos à equipe”, diz Bill Flint, fundador da empresa de consultoria Flint Strategic Partners, em Indiana, Estados Unidos. O empreendedor dá cinco dicas de como conseguir louvar os funcionários. Confira os conselhos que foram publicados no site da Entrepeneur:

1) Pare e converse
Tente interromper os afazeres para dialogar com os membros da equipe. Agradeça-os por se esforçarem tanto. Esse tipo de elogio inesperado estimula a maioria dos empregados, de acordo com Flint.

2) Identifique os destaques 
Peça aos gestores e aos funcionários que apontem colegas que estão se sobressaindo. Em seguida, escreva um bilhete ou fale pessoalmente com os que foram aplaudidos. “Tente ser específico, dizendo, por exemplo: fiquei impressionado com a sua capacidade de organização da agenda. Aprecio a eficiência”, aconselha Flint. Dessa forma, além de incentivar um funcionário, destacará também os valores primordiais da empresa.

3) Premie boas ideias 
Aqueles que encontrarem maneiras de economizar dinheiro, por exemplo, merecerão reconhecimento. Pode ser um agradecimento público, como um e-mail geral ou um discurso em frente a todos. Dessa forma, o restante da equipe aprenderá que inovações são valorizadas na empresa.

4) Elogie fracassos produtivos 
Mesmo quando o projeto não tem êxito, é importante ressaltar quem foram os funcionários que mais se esforçaram para que ele desse certo. “Eles provavelmente vão se sentir derrotados. Mas é trabalho do proprietário da empresa dizer que o trabalho foi apreciado e que eles não devem desanimar”, diz o empreendedor.

5) Reconheça marcos 
Dê presentes ou marque um evento para comemorar datas relativas aos funcionários. Por exemplo, quando alguém completar dez anos de trabalho na empresa, não deixe que o marco passe em branco. É essencial demonstrar apreço pela lealdade do time.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Assunto de extrema importância




O Sincomércio do Pontal do Paranapanema e alta Paulista convida a todos os empresários do comércio varejista para uma Assembleia Geral extraordinária.  A Assembleia tratará da negociação da Convenção Coletiva de trabalho 2012/2013.
É de suma importância a participação de todos para que as decisões tomadas atendam as necessidades e anseios da classe. A negociação atende aos empresários das seguintes cidades: Presidente Venceslau, Euclides da Cunha Paulista, Marabá Paulista, Mirante do Paranapanema, Piquerobi, Presidente Epitácio, Caiuá, Rosana, Teodoro Sampaio, e Ribeirão dos Índios.

Data: 27/11/2012
Horário: 09 horas
Local: Avenida Princesa Isabel, 620 (Sede do Sincomércio) – Presidente Venceslau - SP
Fone: (18) 3271 3190

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Veja 7 dicas para sua loja vender mais no Natal




Com a proximidade do Natal, a melhor data para o comércio, as lojas já começam a se preparar para atrair os clientes e vender mais. Segundo pesquisa da Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), 60% dos consumidores ouvidos na capital pretendem dar presentes neste Natal, contra 66% em dezembro do ano passado.

A diminuição na intenção de compra faz com que os lojistas tenham que se empenhar mais para se destacar da concorrência e conquistar os consumidores. Especialistas em varejo dizem que é importante investir no ponto de venda e atendimento ampliar as vendas na data comemorativa.

Ana Claudia Costa, diretora-executiva do Popai Brasil, associação internacional de estudo do comportamento do consumidor e valorização da comunicação no ponto de venda, diz que fazer a decoração natalina com antecedência é uma maneira de lembrar o consumidor de que a data está próxima.

“As pessoas começam a entrar no clima, geralmente, com o pagamento da primeira parcela do 13º salário no início de novembro, então, nesta época, é importante já estar com a loja decorada. No começo de dezembro, acontecem muitas confraternizações, então as pessoas já estão comprando. As vitrines e a decoração são mais complexas e mais caras, então, é bom que fiquem expostas por mais tempo”, afirma.

Ela diz que, como a data favorece a troca de presentes, as pessoas costumam comprar mais itens, no entanto, por preços menores do que em ocasiões como o dia dos pais ou das mães. Por isso, oferecer produtos de diversos tipos e variadas faixas de preços é uma maneira de reter clientes.

“Como a data é para presentear outras pessoas, é normal que o comprador tenha dúvidas sobre o gosto do presenteado. Investir em treinamento da equipe para ajudar na escolha do presente e possibilitar trocas são diferenciais”, declara Costa.

Heloísa Omine, professora da pós-graduação em gestão estratégica de mercados da ESPM, diz que oferecer condições de pagamento atrativas como parcelamento sem juros, combos de produtos com desconto, embalagens para presente temáticas, conforto na hora de fazer as compras, promoções que acumulem pontos ou sorteio de prêmios são outras formas de conquistar mais clientes.

No entanto, ações fora do ponto de venda também podem alavancar as vendas. Redes sociais, e-mail marketing e outras formas de contato com clientes já cadastrados pode levá-los até sua loja. “Vale a pena investir em outros canais além do ponto de venda, mas a loja tem que entregar ao cliente o que ele espera. A pessoa tem que chegar na loja e ver o que foi comunicado nos outros meios”, diz Omine.

Confira as dicas para aumentar as vendas de Natal:


Decoração 


A decoração natalina ajuda a lembrar o consumidor de que a data está próxima e o faz entrar no clima de comemoração. Para o comércio de rua, a decoração é importante, pois pode se tornar referência na vizinhança.

“As lojas de rua têm mais possibilidade de chamar a atenção do que as de shopping, pois a decoração do shopping, geralmente, é mais sofisticada”, diz Heloísa Omine, professora da pós-graduação em gestão estratégica de mercados da ESPM.


Formas de pagamento


Condições de pagamento atrativas, como parcelamento sem juros e início do pagamento no ano seguinte podem influenciar na decisão do consumidor pelo seu produto.


Kits e vale-presentes


Como as pessoas compram mais presentes no Natal do que em datas como o dia das mães, é importante ter um mix de produtos de diversos segmentos e preços variados, segundo Ana Claudia Costa, diretora-executiva do Popai Brasil.

"Oferecer itens aleatórios e embalagens bonitas, com possibilidade de o consumidor montar kits personalizados, é uma boa estratégia", diz.

Da mesma forma, os vale-presentes -- cartões com valores pré-estipulados para que o presenteado vá à loja para escolher o que quer -- são uma alternativa para quem não sabe o gosto de quem receberá o presente. Para o lojista, aumenta as possibilidades de venda.


Embalagem


Oferecer embalagens temáticas e bonitas é uma maneira de fisgar o cliente que não quer ter outro gasto além do presente. Se não tiver espaço na própria loja para fazer o embrulho, ofereça a embalagem para que ele monte o presente em casa.


Trocas


Como as compras geralmente são para outras pessoas, é importante dar a possibilidade de trocar produtos e informar claramente as condições.


Promoções


Aposte em concursos culturais, sorteios, programas de acúmulo de pontos para troca por produtos para fidelizar o cliente.
"Não precisa inventar muita coisa. Promoções do tipo "pague 2 e leve 3" podem aumentar a experiência do cliente com a marca e o produto", diz Ana Claudia Costa.


Divulgação


Invista na comunicação em canais diversos para divulgar sua loja. Redes sociais, e-mail marketing e envio de correspondência para clientes cadastrados são formas de levar mais consumidores para a loja.

Fonte: UOL

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Sincomércio e Sesc Thermas realizam oficina de Grafite


O Sincomércio do Pontal do Paranapanema e Alta Paulista, em parceria com o Sesc Thermas, realizou na tarde dé quarta-feira, dia 7, oficina de Grafite utilizando a técnica de Sticker com alunos da Escola Técnica (Etec) Prof. Milton Gazzetti, de Presidente Venceslau. Os alunos participam do projeto cultura em cena que em consonância com a perspectiva da atuação com Jovens no Sesc SP propõe a realização de um ciclo de atividades. A programação continua nos dias 22 e 23, na oficina de Lomografia com o fotógrafo, designer plástico, escritor e produtor cultural Paulo Brazyl.
A oficina de Grafite, ministrada pelo artista Fábio Nagate uniu teoria e prática utilizando a técnica de sticker, que tem como base o Grafite contemporâneo, na busca de uma reflexão sobre a produção artística crítica como meio de difundir ideais e ideias diversificadamente.

A Oficina Fotográfica de Lomografia acontece em duas turmas, nos dias 22 e 23, quinta e sexta, das 13h às 20h, na Etec “Prof. Milton Gazzetti”. A proposta da atividade fotográfica que apesar de ter sua origem orientada por um equipamento específico e uma estética usada, tem como principais características um conjunto de fatores nos quais a regra é não respeitar a regra.


O Programa Juventudes desenvolvido pelo Sesc SP, vai de acordo com a missão, valores e princípios institucionais relacionados à intenção crescente de investimentos em ações socioeducativas e culturais, voltadas para o público “juvenil” .
Serviço:Oficina FotográficaLomografiaCom o fotógrafo, designer plástico, escritor e produtor cultural Paulo Brazyl.Turma 1: Dia 22, quinta das 13h às 20h, na Etec “Prof. Milton Gazzetti”
Turma 2: Dia 23, sexta das 13h às 20h, na Etec “Prof. Milton Gazzetti”

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

3 maneiras fáceis de incentivar a inovação na sua empresa

 
 
 
Quais são maneiras fáceis de incentivar a inovação na empresa?
Respondido por Lourenço Bustani, especialista em inovação

É muito mais fácil conceber uma empresa inovadora quando tudo está funcionando junto. É nesse espírito de troca que nascem as ideias e se fundem os desejos em comum. Há muitos caminhos para isso. Confira abaixo três maneiras fáceis de incentivar a inovação.

1) Quebre barreiras
O rompimento das estruturas hierárquicas e a abolição dos protocolos de comando e controle são um bom começo para estimular o novo. Cada um podendo fazer a diferença para melhor, e do seu jeito, sem receio.
Abolindo essas estruturas engessadas, a inteligência estará distribuída de forma natural por todas as áreas, cargos e títulos. A empresa vai pulsar como um organismo só.

2) Estimule a contração de profissionais diferentes
É ideal também que haja uma maior valorização da diversidade. Quanto mais multidisciplinar e multicultural for a empresa, mais ricos serão os seus resultados. Como fazer disso um valor? Estimulando diálogos ativos entre todos os envolvidos, de colaboradores, fornecedores e parceiros a especialistas. O core de uma empresa é sempre o seu material humano.

3) Presenteie
Dar uma recompensa pelas ideias inovadoras, mesmo que fracassadas, é outra dica. Dessa maneira, a ideia de amanhã será sempre diferente.


Fonte: Revista Exame

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Golpe contra empresários. Proteja-se!

A Receita Federal emitiu no dia 16/10, um alerta aos contribuintes sobre falsos fiscais que atuam em nome do órgão em busca de dinheiro de empresas.
Segue abaixo a íntegra do comunicado, que deve ser repassado a todos os empresários.

Falsos fiscais abordam empresas em busca de dinheiro fácil. Algumas vezes, eles usam o nome de servidores da Receita Federal da ativa. Outras vezes, dizem que são da Associação de Auditores Fiscais. Ainda há aqueles que querem vender, falsamente, assinaturas ou anúncios em revistas do Fisco.                                                                                                                                                                                                                        


Normalmente, após alguns telefonemas ou envio de e-mails, eles se apresentam pessoalmente na empresa. Bem vestidos e com carteira funcional falsa, eles solicitam livros contábeis e lavram termos fiscais. Em síntese, criam toda uma encenação levando o contribuinte a sentir que realmente está sob ação fiscal. Para “aliviar a fiscalização”, esses falsos fiscais pedem quantias em dinheiro.
O contribuinte, percebendo que se trata de um falso fiscal, deve chamar a Polícia Civil ou a Polícia Federal para registrar o flagrante.

A Receita Federal do Brasil esclarece que não tem nenhuma revista ou associação autorizada a falar em seu nome. Quando abordada pela fiscalização da Receita Federal, a empresa recebe o Termo de Início da Ação Fiscal. Nesse termo, constam o número do Mandado de Procedimento Fiscal – MPF e uma senha de acesso. De posse dessas informações, o contribuinte deve, antes de qualquer providência, entrar no sítio da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) e seguir o seguinte caminho: todos os servicos/ fiscalização/consulta Mandado de Procedimento Fiscal. No sítio, o MPF vai confirmar a natureza e a origem da fiscalização.

É importante informar que nenhum fiscal da Receita Federal visita ou faz qualquer exigência ao sujeito passivo sem um documento escrito. Além disso, todo e qualquer valor devido à União deve ser recolhido por meio de DARF pelo sistema financeiro, jamais por um servidor.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

3 dicas para planejar o orçamento de sua empresa em 2013

Como planejar o orçamento de sua empresa em 2013?
Respondido por Rodrigo Zeidan, especialista em finanças



Faltam poucos meses para o final do ano e chegou a hora de começar a pensar em 2013. Este é o melhor momento para rever seus objetivos e começar um planejamento para o próximo ano.

A primeira regra para um orçamento anual eficiente é que ele deve contemplar diferentes cenários para a administração do negócio. Uma solução simples é criar três cenários: uma previsão normal, um cenário de crescimento acima do previsto e um cenário pessimista. Desta forma, é possível que o empreendedor possa ajustar suas políticas internas conforme os cenários.

 

1) Encontre o preço médio
O orçamento anual de uma empresa deve se concentrar na previsão de três variáveis: preço, quantidade e custo. A pequena empresa, muitas vezes, não controla o preço dos produtos que cobra e tem de seguir o mercado. Faça uma análise do comportamento dos concorrentes e das tendências do mercado no qual a empresa atua. Os preços são sazonais ou influenciados pela taxa de câmbio? Costumam apresentar muita volatilidade? Uma vez respondidas essas e outras perguntas, é possível chegar a um preço médio de referência para criação do orçamento.

2) Faça uma previsão de vendas
A previsão de vendas, por sua vez, depende de variáveis internas à empresa (capacidade de produção ou distribuição, número de empregados etc) e fatores de mercado. Dados históricos são importantes para esse tipo de previsão, assim como a taxa esperada de crescimento. O empreendedor deve responder a algumas questões: é possível que haja uma demanda maior ou menor do que a esperada para os produtos? A empresa é capaz de suprir um surto de demanda? Os dados históricos apresentam sazonalidade?

3) Reveja os custos
Já a previsão de custos resulta, em parte, da previsão de vendas, e deve, portanto, estar alinhada aos cenários construídos para essa etapa. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados: dentro de um orçamento anual, o orçamento de investimentos e financeiro representam custos que não estão ligados às vendas presentes e, portanto, estarão separados da previsão de custos diretos de produção. O orçamento de investimentos é particularmente importante, pois nele estarão descritos os caminhos para o crescimento da empresa a médio e longo prazo.



Fonte: Exame

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Principal entrave ao empreendedorismo é a burocracia

Recente pesquisa da consultoria Deloitte, em parceria com a revista Exame PME, coloca a burocracia como maior barreira para o empreendedorismo no País. O resultado não surpreende, apenas reforça o que a FecomercioSP vem alertando há mais de uma década. O Brasil é um país com uma carga tributária altíssima, situação que se agrava ainda mais com o alto custo e o desperdício de tempo provocados pela burocracia.
O estudo revelou que para 44% das empresas a complexidade do sistema tributário é o maior entrave à expansão do negócio. Em relação à sua situação fiscal, 69% afirmam que o maior obstáculo é a burocracia dos órgãos que arrecadam tributos. Mais da metade das empresas afirma ainda ter dificuldades para manter-se atualizada com as mudanças na legislação tributária. Isso exige que as empresas mantenham funcionários destinados apenas a acompanhar a burocracia legal e tributária, e não a cooperar efetivamente na operação da empresa, onerando ainda mais os custos.
Uma pequena empresa do setor de serviços, estabelecida na capital paulista, paga de tributos diretos entre 18% e 20% de seu faturamento. Aparentemente pequena, se comparada à carga tributária do País, que beira os 40%, a tributação é extremamente elevada pois:
1. a depender do número de funcionários, a empresa vai arcar com outras despesas trabalhistas muito elevadas;
2. ao alugar uma sala para trabalhar, a empresa vai indiretamente pagar o Imposto de Renda do proprietário, pois está embutido no preço de locação e do metro quadrado;
3. o imóvel utilizado para a prestação de serviços normalmente é gravado com o IPTU;
4. o deslocamento do proprietário ou dos sócios da empresa é custoso e engloba uma infinidade de tributos contidos no combustível ou no custo da passagem de ônibus ou metrô, IPVA, Licenciamento, Taxa de Inspeção Veicular, entre outros;
5. as refeições dos sócios são temperadas de tributos, IPI, ICMS, IPTU e ISS.
A rigor, nenhum desses custos que embutem tributos em seus preços é de fato dispensável na atividade empresarial descrita. Além disso, o governo ainda encarece a vida do empresário ao colocar sobre ele uma série de obrigações acessórias que custam muito e dão enorme trabalho pela sua complexidade desnecessária. Isso porque, em grande parte das empresas o serviço prestado é tão básico que a regulação não é de fato relevante para a sociedade. Mas somente um meio de manter viva a burocracia gigantesca e custosa para a sociedade e o País.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Sincomércio e Prefeitura trazem Copa Sesc de volei para Presidente Venceslau


 

 

O SESC São Paulo realiza todos os anos a Copa SESC do Comércio e Serviços, nas unidades da capital, interior e litoral.

Na região compreendida pelo Sincomércio do Pontal e Alta Paulista, este ano a competição terá atividades em Presidente Venceslau.

O evento reúne trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, ressaltando a importância da prática esportiva como fator de integração, promoção da saúde, redução dos níveis de estresse e estímulo à prática cotidiana de atividades físicas.

Em Presidente Venceslau, os interessados podem se inscrever para o Vôlei de Praia, masculino ou feminino, até o dia 19 de outubro. Os jogos acontecem nos dias 26, 27 e 28 de outubro, em local a ser definido pela Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo de Presidente Venceslau, que também integra esta parceria e realização.

O presidente do Sincomércio, Guido Denippotti, ressalta a importância deste evento esportivo para maior entrelaçamento dos trabalhadores que atuam no comércio venceslauense. “Além do convívio sadio entre os nossos trabalhadores, a Copa Sesc estimula atividades físicas através do esporte, contribuindo ainda para a auto estima e espírito de competição”, destaca.

Serviço:

Inscrições: de 20 de setembro a 19 de outubro de 2012

Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Secretária de Esportes (Rua Almirante Barroso, 877 – Piscina Municipal)

Informações: (18) 32711522 / 32717101

Modalidade: Vôlei de Praia Masculino e Feminino

Período: 26, 27 e 28 de outubro

 

terça-feira, 11 de setembro de 2012

MENSAGEM DO PRESIDENTE

 
Realizamos no último dia 06, quinta-feira, nossa assembléia extraordinária pautada nas reivindicações do Sindicato dos Comerciários de Presidente Venceslau e Região.
 
Agradeço a todos os presentes, bem como aqueles que, de alguma maneira, se manifestaram, seja através dos inúmeros telefonemas, por acessos em nosso blog ou até mesmo os que o fizeram via emails dirigidos a essa presidência.
 
Este envolvimento dos empresários com o Sincomércio tem nos indicado que estamos caminhando a passos largos na correta representação do nosso comércio. Com todos esses indicativos, podemos afirmar que Sincomércio do Pontal do Paranapanema e Alta Paulista tem, de forma coesa, tem alcançado seus objetivos nas tratativas em negociações coletivas de trabalho.
 
Acolhemos todas as manifestações dos nossos empresários presentes ou encaminhadas pelos meios já mencionados, e levamos para discussões em nossa assembléia, cujo resultado mostra o amadurecimento obtido ao longo desses últimos anos. Entendemos que o nosso trabalho vem, de forma continuada, merecendo o respaldo dos nossos representados.
 
Aos que não se manifestaram diretamente, agradeço a confiança depositada na diretoria. Realizada a assembléia, agora vamos à negociação com o Sindicato Laboral para que, em um entendimento, possamos, dentro da possibilidade econômica do momento, atender as reivindicações.
 
Meu muito obrigado a todos.
 
Atenciosamente
Guido Denippotti

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Mensagem do Presidente: Convenção Coletiva

 


Quero me dirigir a todos empresários e empresárias do comércio varejista do Pontal do Paranapanema.

Como todos sabem, a Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2012 teve seu encerramento no ultimo dia 31/08/2012.

Começamos agora uma nova e árdua negociação com o Sindicato dos Empregados no Comércio, que já apresentou sua pauta de reivindicações.

Diante disso e como norma estatutária, convocamos para o próximo dia 06/09/2012, às 9h, na sede do Sincomércio do Pontal do Paranapanema e Alta Paulista, na Avenida Princesa Isabel, 620, em Presidente Venceslau, para aprovação ou formulação de contraproposta.

Esperamos contar com a presença maciça dos nossos empresários e empresárias. Clausulas econômicas e sociais estarão em pauta.

Depois de discutidas e autorizadas em assembléia e assinadas em Convenção pelos sindicatos signatários, tornam-se lei. Por essa razão, precisamos negociar a exaustão para que possamos dar equilíbrio real entre o capital e o trabalho.

Divulgamos a convocação em jornal de circulação em todos os municípios de nossa base; enviamos email a todas as associações comerciais da região e escritórios de contabilidade, bem como a todas as empresas com endereços eletrônicos atualizados em nosso cadastro.

Repito: é de fundamental importância a participação de todos.

Muito obrigado.

Atenciosamente

Guido Denippotti

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Senac forma turma de operadores de supermercado em Venceslau

 
 
A Prefeitura de Presidente Venceslau, em conjunto com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o Sincomércio (Sindicato Patronal do Comércio Varejista do Pontal do Paranapanema), entregou nessa terça-feira (14) os certificados de conclusão para os participantes do Curso de Operador de Supermercados.

Na solenidade estiveram Márcia do Rosário Martins Oliveira, representando o gerente do Senac de Presidente Prudente; a secretária municipal de Educação e Cultura, Aldora Maia Verissimo; o presidente do Sincomércio, Guido Denipotti; as instrutoras Sheila Oliveira e Daiana Belaz; além dos alunos e seus familiares.
Durante os 46 dias de curso, ocorridos em uma sala da EMEF “Professora Santa Duarte D´Incao”, os formandos aprenderam a executar operações nos diversos setores do supermercado, realizando atividades de exposição e reposição de mercadorias, organização de estoques, empacotamento e caixa, utilizando técnicas específicas que promovam maior satisfação para os clientes, prevenção de perdas e de riscos à saúde e segurança das pessoas.
O curso abordou ainda temas como o aumento de vendas e análise das exigências do mundo do trabalho, de forma sustentável, crítica, ética e empreendedora. Houve também visita a um supermercado em Presidente Venceslau e a um hipermercado na cidade de Presidente Prudente. (Blog Integração Regional News)