Faturamento do varejo no Dia dos Pais
recua 10,6%
em relação a 2015, estima Sincomércio/Pontal
A expectativa de recuperação das vendas do
comércio varejista no país não se confirmou no Dia dos Pais e mostrou mais uma
queda em 2016. A estimativa do Sincomércio/Pontal
(Sindicato do Comércio Varejista do Pontal do Paranapanema e Alta Paulista)
aponta que o comércio faturou R$ 36,5 bilhões na semana que antecede a data, R$
4,3 bilhões a menos do que no ano passado e que representa um recuo de 10,6%.
A estimativa foi calculada a
partir de dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que
revelaram uma queda de 5,2% nas vendas do comércio em relação a 2015. A queda
das comercializações nesta data foi ainda mais intensa do que o observado em 2015,
quando as vendas no comércio diminuíram 0,8% em relação ao mesmo período de
2014.
Para a assessoria econômica do
Sincomércio/Pontal, os resultados obtidos mostram que o Dia dos Pais teve
desempenho em linha com as outras datas e não trouxe grande resultado ao
varejo, apesar da melhoria da confiança do consumidor e do empresário.
Na visão da entidade, as dificuldades que
ainda permeiam o cenário macroeconômico, tais como juros elevados, mercado de
trabalho em deterioração e inflação alta, continuam impactando negativamente as
vendas em datas comemorativas. Caso o cenário mais positivo apontado pelas
projeções de mercado se consolidem, possivelmente poderemos visualizar nas
próximas datas comemorativas uma inflexão de tendência.
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