Fonte: New Trade
Quem pretende investir em franquias precisa conhecer a fundo a rede, mesmo antes de assinar o contrato. Para ajudar nesta tarefa, a lei determina que a franqueadora forneça os contatos de franqueados e ex-franqueados na chamada Circular de Oferta de Franquias, a COF.
Com esta lista em mãos, o empreendedor deve buscar os empresários e entender como é o dia-a-dia da franquia na visão de quem realmente opera o negócio. “O principal é entender o grau de satisfação do franqueado com a rede e a franquia”, indica André Friedheim, sócio da Francap.
1. A franqueadora auxiliou na abertura?
A implantação da franquia é essencial para começar o negócio com o pé direito. Pergunte aos franqueados se a rede foi transparente nas informações dadas e quando tempor demorou todo o processo desde a venda de franquia até a abertura.
2. Os produtos têm a qualidade prometida?
Outro fator importante é avaliar se a qualidade dos produtos recebidos pela franquia corresponde com o prometido.
3. Como são os treinamentos e as visitas de campo?
Quem investe em franquias conta com o conhecimento do franqueador para fazer o negócio dar certo. Por isso, avaliar os treinamentos é essencial.
4. Por que desistiu da franquia?
Quando falar com algum franqueado que saiu da rede nos últimos doze meses, entenda os motivos que levaram ao desligamento. “Pode ser um motivo pessoal, mas pode ser por uma questão de erro no ponto comercial, ou a expectativa que era maior”, diz Lyana.
5. Como é o negócio financeiramente?
Todo o suporte do franqueador é importante. Mas o resultado financeiro do negócio também precisa ser levado em conta.
6. O marketing ajuda?
Nas franquias, há o marketing geral da rede e o local, essenciais para reforçar a marca e atrair novos clientes. “Veja se o franqueador dá suporte no marketing o local, se usa bem o fundo de propaganda e se dá suporte”, indica Friedheim. Além disso, pergunte ao franqueado que tipo de ação traz um retorno melhor. “Entenda deste franqueado que ações de marketing geram mais resultado”, diz Lyana.
7. A sua expectativa foi cumprida?
O grau de satisfação, como indicam os especialistas, é uma das informações mais importantes. “Pergunte o grau de satisfação com o desempenho do negócio, com a imagem da empresa no mercado e perante os consumidores, com o retorno do investimento e o grau de confiança transmitido pelo franqueador na gestão de redes de franquias”, indica o consultor da Francap. Além disso, esta experiência pode ser uma forma de aprender com quem já empreende. “Veja o que ele considera fator de sucesso para o negócio se viabilizar”, afirma Lyana.
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