Recente pesquisa da consultoria Deloitte, em parceria com a revista Exame PME, coloca a burocracia como maior barreira para o empreendedorismo no País. O resultado não surpreende, apenas reforça o que a FecomercioSP vem alertando há mais de uma década. O Brasil é um país com uma carga tributária altíssima, situação que se agrava ainda mais com o alto custo e o desperdício de tempo provocados pela burocracia.
O estudo revelou que para 44% das empresas a complexidade do sistema tributário é o maior entrave à expansão do negócio. Em relação à sua situação fiscal, 69% afirmam que o maior obstáculo é a burocracia dos órgãos que arrecadam tributos. Mais da metade das empresas afirma ainda ter dificuldades para manter-se atualizada com as mudanças na legislação tributária. Isso exige que as empresas mantenham funcionários destinados apenas a acompanhar a burocracia legal e tributária, e não a cooperar efetivamente na operação da empresa, onerando ainda mais os custos.
Uma pequena empresa do setor de serviços, estabelecida na capital paulista, paga de tributos diretos entre 18% e 20% de seu faturamento. Aparentemente pequena, se comparada à carga tributária do País, que beira os 40%, a tributação é extremamente elevada pois:
1. a depender do número de funcionários, a empresa vai arcar com outras despesas trabalhistas muito elevadas;
2. ao alugar uma sala para trabalhar, a empresa vai indiretamente pagar o Imposto de Renda do proprietário, pois está embutido no preço de locação e do metro quadrado;
3. o imóvel utilizado para a prestação de serviços normalmente é gravado com o IPTU;
4. o deslocamento do proprietário ou dos sócios da empresa é custoso e engloba uma infinidade de tributos contidos no combustível ou no custo da passagem de ônibus ou metrô, IPVA, Licenciamento, Taxa de Inspeção Veicular, entre outros;
5. as refeições dos sócios são temperadas de tributos, IPI, ICMS, IPTU e ISS.
A rigor, nenhum desses custos que embutem tributos em seus preços é de fato dispensável na atividade empresarial descrita. Além disso, o governo ainda encarece a vida do empresário ao colocar sobre ele uma série de obrigações acessórias que custam muito e dão enorme trabalho pela sua complexidade desnecessária. Isso porque, em grande parte das empresas o serviço prestado é tão básico que a regulação não é de fato relevante para a sociedade. Mas somente um meio de manter viva a burocracia gigantesca e custosa para a sociedade e o País.
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
Sincomércio e Prefeitura trazem Copa Sesc de volei para Presidente Venceslau
O SESC São Paulo realiza todos os anos a Copa SESC do
Comércio e Serviços, nas unidades da capital, interior e litoral.
Na região compreendida pelo Sincomércio do Pontal e Alta
Paulista, este ano a competição terá atividades em Presidente Venceslau.
O evento reúne trabalhadores do comércio de bens, serviços e
turismo, ressaltando a importância da prática esportiva como fator de
integração, promoção da saúde, redução dos níveis de estresse e estímulo à
prática cotidiana de atividades físicas.
Em Presidente Venceslau, os interessados podem se inscrever
para o Vôlei de Praia, masculino ou feminino, até o dia 19 de outubro. Os jogos
acontecem nos dias 26, 27 e 28 de outubro, em local a ser definido pela
Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo de Presidente Venceslau, que também
integra esta parceria e realização.
O presidente do Sincomércio, Guido Denippotti, ressalta a
importância deste evento esportivo para maior entrelaçamento dos trabalhadores
que atuam no comércio venceslauense. “Além do convívio sadio entre os nossos
trabalhadores, a Copa Sesc estimula atividades físicas através do esporte,
contribuindo ainda para a auto estima e espírito de competição”, destaca.
Serviço:
Inscrições: de 20 de setembro a 19 de outubro de 2012
Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Secretária de Esportes (Rua Almirante Barroso, 877 – Piscina
Municipal)
Informações: (18) 32711522 / 32717101
Modalidade: Vôlei de Praia Masculino e Feminino
Período: 26, 27 e 28 de outubro
terça-feira, 11 de setembro de 2012
MENSAGEM DO PRESIDENTE
Realizamos no último dia 06, quinta-feira, nossa assembléia extraordinária pautada nas reivindicações do Sindicato dos Comerciários de Presidente Venceslau e Região.
Agradeço a todos os presentes, bem como aqueles que, de alguma maneira, se manifestaram, seja através dos inúmeros telefonemas, por acessos em nosso blog ou até mesmo os que o fizeram via emails dirigidos a essa presidência.
Este envolvimento dos empresários com o Sincomércio tem nos indicado que estamos caminhando a passos largos na correta representação do nosso comércio. Com todos esses indicativos, podemos afirmar que Sincomércio do Pontal do Paranapanema e Alta Paulista tem, de forma coesa, tem alcançado seus objetivos nas tratativas em negociações coletivas de trabalho.
Acolhemos todas as manifestações dos nossos empresários presentes ou encaminhadas pelos meios já mencionados, e levamos para discussões em nossa assembléia, cujo resultado mostra o amadurecimento obtido ao longo desses últimos anos. Entendemos que o nosso trabalho vem, de forma continuada, merecendo o respaldo dos nossos representados.
Aos que não se manifestaram diretamente, agradeço a confiança depositada na diretoria. Realizada a assembléia, agora vamos à negociação com o Sindicato Laboral para que, em um entendimento, possamos, dentro da possibilidade econômica do momento, atender as reivindicações.
Meu muito obrigado a todos.
Atenciosamente
Guido Denippotti
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
Mensagem do Presidente: Convenção Coletiva
Quero me dirigir a todos empresários e empresárias do comércio varejista do Pontal do Paranapanema.
Como todos sabem, a Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2012 teve seu encerramento no ultimo dia 31/08/2012.
Começamos agora uma nova e árdua negociação com o Sindicato dos Empregados no Comércio, que já apresentou sua pauta de reivindicações.
Diante disso e como norma estatutária, convocamos para o próximo dia 06/09/2012, às 9h, na sede do Sincomércio do Pontal do Paranapanema e Alta Paulista, na Avenida Princesa Isabel, 620, em Presidente Venceslau, para aprovação ou formulação de contraproposta.
Esperamos contar com a presença maciça dos nossos empresários e empresárias. Clausulas econômicas e sociais estarão em pauta.
Depois de discutidas e autorizadas em assembléia e assinadas em Convenção pelos sindicatos signatários, tornam-se lei. Por essa razão, precisamos negociar a exaustão para que possamos dar equilíbrio real entre o capital e o trabalho.
Divulgamos a convocação em jornal de circulação em todos os municípios de nossa base; enviamos email a todas as associações comerciais da região e escritórios de contabilidade, bem como a todas as empresas com endereços eletrônicos atualizados em nosso cadastro.
Repito: é de fundamental importância a participação de todos.
Muito obrigado.
Atenciosamente
Guido Denippotti
Assinar:
Postagens (Atom)