O comércio varejista estima prejuízo de R$ 15,5 bilhões por causa do número de feriados neste ano. Ainda estão previstos 11 dias de folga durante a semana, contando o dia do servidor público, comemorado no dia 30 de outubro. Três feriados cairão às segundas-feiras e três às sextas-feiras.
Ao longo do ano também vão ter três pontos facultativos de meio período cada. Na quarta-feira de cinzas, dia 18 de fevereiro, a folga vai ser até as 2 horas da tarde. E nos dias 24 e 31 de dezembro, vésperas de Natal e Ano Novo, o expediente vai até as 2 da tarde.
No ano passado, fora os expedientes reduzidos nesses pontos facultativos, os Brasil teve sete feriados no meio da semana.
Para o economista da Confederação Nacional do Comércio, Fábio Bentes, além de perdas parciais de vendas, o fechamento ou opção pela abertura das lojas nos feriados comprometem a lucratividade do setor por causa da elevação dos custos trabalhistas.
O calendário de pontos facultados e feriados na Administração Pública foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (4) pelo Ministério do Planejamento.
Fonte: EBC/Katia Rabelo