terça-feira, 26 de novembro de 2013

JULGADA IMPROCEDENTE AÇÃO DA ACIPREV PARA ANULAR CLÁUSULAS DA CONVENÇÃO COLETIVA

 
Em decisão unânime, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) extinguiu a ação movida pela Associação Comercial e Industrial de Presidente Venceslau (Aciprev) para anular clausulas normativas fixadas em Convenção Coletiva pelo Sincomércio (Sindicato Patronal do Comércio Varejista do Pontal do Paranapanema e Alta Paulista) e Sincomerciários (Sindicato dos Empregados do Comércio Varejista).

Com a decisão do TST, permanecem inalteradas as cláusulas da CCT, o que inclui a necessidade de cumprimento integral da norma para que os empresários tenham direitos aos benefícios disponibilizados.

No acordão, a ministra Kátia Magalhães Arruda  enfatiza que "No caso, a ação anulatória foi ajuizada pela Associação Comercial e Industrial de Presidente Venceslau, entidade civil que não tem capacidade material para firmar Convenção Coletiva de Trabalho na qualidade de representante da categoria patronal, e, por isso, não possui legitimidade ativa ad causam para postular a declaração de nulidade de regra fixada em instrumento coletivo negociado.".

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

5 tendências do varejo na era digital


Fonte: Revista PEGN


Brian Dyches (à esquerda) e Bryan Meszaros (Foto: Keiny Andrade/Divulgação)
Os americanos Brian Dyches, presidente internacional do Retail Design Institute, e Bryan Meszaros, diretor-geral da consultoria OpenEye, são especialistas em varejo na era digital. Eles apresentaram as tendências no uso da tecnologia na sexta-feira (1), durante a 13ª Convenção ABF do Franchising,  na Praia do Forte, em Mata de São João (BA). Veja as tendências que eles apresentaram:
1. O cliente no poder
A tecnologia não deve ser adotada só porque é uma novidade ou porque parece incrível. O cliente deve se sentir no controle dela. “O consumidor está acostumado com a comunicação 24 horas por dia, sete dias por semana, usando dispositivos móveis”, diz Meszaros. Um exemplo são os provadores virtuais e as tecnologias que ajudam o consumidor a ter contato com o produto.

2. Interação sempre
Segundo Dyches, um dos maiores erros do varejista é investir em sinalização digital, mas sem interatividade. O consumidor espera interagir sempre. “Uma tendência é que os clientes tenham a possibilidade de controlar um telão por meio dos seus celulares ou tablets, e não por touchscreen. Eles se comunicam pelo dispositivo com o qual estão familiarizados”, afirma Meszaros.

3. A nova sinalização
Segundo o especialista, telões e painéis são tão comuns que estão quase sendo considerados como mídia tradicional. O segredo ao usá-los é avaliar bem sua comunicação com o ambiente. “Eles devem ser incorporados, ser parte do ‘sabor’ do lugar”, afirma Dyches. 

4. Arquitetura digital
As tendências digitais incluem mudanças na arquitetura dos espaços. Para receber as novas tecnologias, a acústica dos espaços precisa ser estudada. Em lojas, é possível instalar alto-falantes unidirecionais no teto, de forma que uma mensagem sonora seja transmitida somente para o consumidor que está na frente de um determinado produto, por exemplo. 

5. Gamificação
Transformar a comunicação em um jogo ajuda o consumidor a receber a mensagem que o varejista quer passar. Mas essa deve ser uma experiência divertida.